Sustentabilidade em casa

Sustentabilidade em casa: dicas para aplicar no dia a dia

Morar em um ambiente prático e amigo natureza não é uma realidade tão distante, sabia?

Para te mostrar que isso é possível sim, separamos algumas dicas práticas para deixar a sua casa mais sustentável, ainda, preservando a natureza.

Você vai entender que, ter uma casa sustentável é algo bem simples. Vamos lá!

Mas afinal, você sabe o que é uma casa sustentável?

De forma geral, a sustentabilidade está atrelada ao compromisso das pessoas com o meio ambiente e, sem dúvidas, algumas atividades podem ser adotadas de maneira bem simples no seu dia a dia.

Porém, bem mais que uma mudança de comportamentos pessoais, uma casa sustentável é um ambiente que envolve alternativas mais econômicas e minimizam o consumo de recursos não renováveis.

Veja quais são as nossas dicas para deixar o seu lar mais sustentável

1. Chega de desperdiçar água e energia

Para começar, o básico: tenha como meta economizar energia e água. O seu consumo se reflete diretamente nelas, e acompanhar os gastos mês a mês é um bom parâmetro para saber se você está sendo econômico ou não. Existem diversos pequenos cuidados para conseguir economizar esses recursos sem muito esforço, por exemplo:

O consumo de água e energia é uma das maiores dores de cabeça, quando chegamos ao final do mês. Para minimizar esse gasto, nem é preciso muito esforço e não é mais novidade sobre como economizar:

  • Ao sair dos ambientes, apague as luzes;
  • Aproveite ao máximo a iluminação natural da casa;
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes;
  • Reutilize água da máquina de lavar.

Vale lembrar que cada família tem uma rotina diferente, por isso é importante avaliar para saber onde e como economizar. Sempre haverá algo de novo para fazer.

2. Que tal diminuir o uso dos descartáveis?

Não tem como falar em sustentabilidade e não lembrar dos descartáveis. Os vilões que levam até 200 anos para desaparecer na natureza, provocando sérios danos ao meio ambiente.

Sabendo disso, vale muito a pena procurar alternativas mais amigas do meio ambiente! Veja nossas opções:

  • Prefira embalagens biodegradáveis, ou seja, aquelas vulneráveis a agentes biológicos;
  • Escolha itens que utilizem embrulhos de papel;
  • Troque as sacolas do supermercado por uma bolsa reutilizável ou um carrinho de compras.

3. Reaproveite embalagens

Potes de vidros, estilo de café solúvel ou leite de coco, são ótimos para guardar temperos ou pequenos objetos.

Basta parar e colocar a criatividade para funcionar! Com certeza, você encontrará um bom uso para elas, sem precisar descartá-las.

4. Monte uma hortinha

Garrafas Pets, embalagens de margarina ou sorvete são pequenas, cabem em qualquer espaço e dão uma bela horta no quintal. Aproveite um cantinho, em casa, onde há luz solar e aproveite para consumir menos alimentos com agrotóxicos.

5. Mantenha plantas nos ambientes

Se você tiver um quintal, em casa, dê preferência a plantas que suportem ambientes fechados ou luz indireta, mas não dispense o uso delas. Além de deixarem o ambiente mais saudável, ter plantinhas em casa é uma forma de sustentabilidade em casa.

  • antúrios;
  • begônias;
  • samambaias;
  • espada-de-são-jorge;
  • bambu mossô;
  • ráfias;
  • palmeiras-leque (licuala);
  • jiboia;
  • lírio da paz etc.

Há opções para todos os gostos. Escolha aquela que combine com você e com a decoração da sua casa.

6. Utilize lâmpadas de LED

Produzindo a mesma quantidade de luz que as demais, a LED é 80% mais econômica que as lâmpadas incandescentes e 30% mais econômica que a fluorescentes. Necessitando apenas de 20W para produzir lúmen (luz).

7. Separe o lixo reciclável

Para colaborar com o meio ambiente, uma tarefa muito simples também ajuda: separar o lixo reciclável. Soma-se a isso a preocupação em reaproveitar o lixo doméstico. Vidros, plásticos, papéis não metalizados e outros itens podem ser reutilizados.

Viu só como é simples levar a sustentabilidade para dentro de casa? Todas essas dicas podem ser colocadas em prática facilmente. Planeje, mude sua rotina e faça isso acontecer.

Agora que você já sabe como colaborar com a sustentabilidade, lembre-se do quanto essas práticas são importantes para todo o meio ambiente.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Continue acompanhando as nossas redes sociais. Selecionamos excelentes conteúdo para você.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *